Aprendizagem/Apostilas/Games/Tutoriais Culturais & Tudo de Informática
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aprendizagem/Apostilas/Games/Tutoriais Culturais & Tudo de Informática

<<< TENHA ACESSO A TODO O CONTEUDO DO FORUM - BASTA SE REGISTRAR E LOGAR - DUVIDAS SÓMENTE AQUI! >>>
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Hardware - Placa mãe

Ir para baixo 
AutorMensagem
Rafaellive
Administrador
Administrador
Rafaellive


Mensagens : 389
Data de inscrição : 20/01/2010
Idade : 128
Localização : Brasilia - D.F. - Brasil

Hardware - Placa mãe Empty
MensagemAssunto: Hardware - Placa mãe   Hardware - Placa mãe Icon_minitimeTer 23 Fev 2010, 13:58

Hardware - Placa mãe

É a placa principal, que possui um conjunto de circuitos integrados ("chip set") o qual reconhece e gerencia o funcionamento de todo o equipamento.

Se tomarmos o processador o cérebro do computador, pode-se dizer que a placa-mãe ( ou motherboard ) é sua a espinha dorsal, pois é por meio dela que o processador se comunica com os demais periféricos.

Ou seja, a placa-mãe interliga todos os dispositivos do equipamento, possuindo vários tipos de conectores. O processador é instalado em seu socket, o disco rígido (HD) é ligado nas portas IDE ou ATA, a placa de vídeo pode ser conectada nos slots AGP 8x ou PCI-Express 16x e as outras placas (placa de som, placa de rede ...) podem ser encaixadas nos slots PCI. E ainda há o conector da fonte e os encaixes das memórias.

Toda placa mãe possui o programa de controle BIOS ("Basic Input Output System"), armazenado em memória ROM, que é o responsável pelo teste inicial do sistema ("POST - Power On Self Test") e que guarda as configurações do hardware e as informações referentes à data e hora.

O BIOS faz o chamado "boot", que consiste em carregar o programa do sistema operacional, que está arquivado no disco rígido para a memória principal. Com o sistema operacional carregado, o microcomputador está pronto para executar os comandos e executar outros programas.

Para manter as configurações da BIOS, ou seja, os dados gravados no chip de memória, responsável pelo armazenamento das informações sobre a configuração da máquina, incluindo a memória RAM disponível, é usada uma bateria de níquel-cádmio ou lítio, normalmente de 3 volts. Portanto, mesmo com o computador desligado, o relógio e as configurações de hardware são mantidos ativos. Assim, ao ligar o computador o BIOS executa o auto teste inicial do sistema.

Se a bateria ficar fraca aparecem as mensagens "Battery low" e "Memory size wrong". Então a bateria deve ser substituída por outra com as mesmas características. Pode ser encontrada em lojas que vendem pilhas para relógios e telefones e tem uma vida útil que varia de dois a quatro anos. A substituição é simples, já que ela é apenas encaixada em um compartimento na placa-mãe. O cabo de força da tomada deve ser desligado antes de realizar essa operação de remoção e recolocação da bateria.

O relógio ajuda a perceber quando a bateria está ficando fraca. Se, toda vez que se ligar o pc, aparecer a hora e a data com informação errada, em muitos minutos ou horas e até dias, é o momento para trocar a bateria.

As placas mãe se diferem uma da outra pelo formato, pela tecnologia suportada e pela velocidade de comunicação com os periféricos.

Na placa mãe fica a controladora IDE ("Integrated Device Eletronics") que controla os periféricos acopladas ao microcomputador e gerencia os dispositivos de entrada e saída: porta serial Com 1 ("mouse"), porta serial Com 2 ( 'Fax-Modem"), porta paralela ( impressora ), porta SCSI ( permite a conexão de até sete acessórios ) e a interface USB ("Universal Serial Bus"), um tipo de conector universal que suporta a conexão de muitos acessórios.

Atualmente, na maioria dos computadores, o BIOS possui um sistema denominado plug-and-play (PnP), que detecta automaticamente qualquer novo periférico, facilitando a sua instalação.


No gabinete, internamente destacam-se:

| Disco rígido | Gabinete | Memória RAM | Memória ROM | Processador |

affff
Ir para o topo Ir para baixo
http://rafaellive.multiply.com
 
Hardware - Placa mãe
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» MSI desenvolve nova placa-mãe
» TESTE: Placa-mãe Gigabyte EP45-UD3L

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Aprendizagem/Apostilas/Games/Tutoriais Culturais & Tudo de Informática :: SOLUÇÃO DIRETA :: HARDWARE-
Ir para: