Aprendizagem/Apostilas/Games/Tutoriais Culturais & Tudo de Informática

<<< TENHA ACESSO A TODO O CONTEUDO DO FORUM - BASTA SE REGISTRAR E LOGAR - DUVIDAS SÓMENTE AQUI! >>>
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Hardware - Disco rígido ( Hard Disk, HD ou Winchester)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Rafaellive
Administrador
Administrador


Mensagens : 388
Data de inscrição : 20/01/2010
Idade : 121
Localização : Brasilia - D.F. - Brasil

MensagemAssunto: Hardware - Disco rígido ( Hard Disk, HD ou Winchester)   Ter 23 Fev 2010, 14:00

Hardware - Disco rígido ( Hard Disk, HD ou Winchester)

O Disco Rígido ( em inglês = Hard Disk, ou HD) é instalado no gabinete. É um disco rígido de vidro ou alumínio, parafusado em um motor, e que possui uma superfície magnética. Como se fosse uma agulha, uma pastilha de silício, permite a leitura e a gravação do disco.

Portanto o HD é um sistema de armazenamento de alta capacidade, que possibilita armazenar arquivos permanentemente, pois, ao contrário da memória RAM, os dados gravados no HD não são perdidos quando se desliga o computador.

Ou seja, o Disco Rígido é o local onde se encontra a maior parte da memória secundária, onde o computador armazena os programas e as informações que estão sendo usadas, modificadas ou processadas. Uma característica desse tipo de disco é que os dados gravados podem ser recuperados para a memória RAM, modificados e novamente gravados, inúmeras vezes.

Apesar de também ser uma mídia magnética, um HD é muito diferente de um disquete comum, ele é composto por vários discos empilhados que ficam dentro de uma caixa hermeticamente lacrada já que, como gira a uma velocidade muito alta, qualquer partícula de poeira em contato com os discos, poderia inutilizá-los completamente. Assim, um disco rígido "nunca" deve ser aberto, a não ser para fins educativos.

Fisicamente, os HDs são constituídos por discos, que são divididos em trilhas e estas são formadas por setores. Para serem usados pelo computador, os HDs precisam de uma interface de controle. Utiliza-se a IDE ("Intergrated Drive Electronics"), SCSI ("Small Computer System Interface") e SATA (Serial ATA). Essas últimas estão contando com a preferência dos fabricantes e usuários.

Assim, todos os programas instalados ficam gravados no HD. E, também aí ficam todos os nossos arquivos: trabalhos, gráficos, textos, músicas, planilhas, fotos etc. Por isso, é necessário que o HD tenha uma boa capacidade para armazenar tantos dados, ou seja, quanto maior for a capacidade do HD, maior será a quantidade de dados que poderá ser armazenada.

A forma de armazenamento de dados do HD é magnética, por isso, para ler os dados existe uma cabeça de leitura para transformar os dados magnéticos em impulsos elétricos.

Parte da memória do HD, geralmente 10%, é utilizada pelo computador como uma memória virtual, onde serão executadas diversas operações. Assim, se o disco rígido estiver cheio, não conseguirá processar coisa alguma.

Depois de um certo tempo de uso, apagando e criando arquivos, instalando e desinstalando programas, o disco rígido pode ficar excessivamente fragmentado, ou seja, com pedaços de arquivos muito espalhados, contribuindo para diminuir o desempenho do computador e causando lentidão.

Esse fato pode ser corrigido utilizando-se um programa do próprio sistema operacional: o desfragmentador de disco, que tem como finalidade básica o realinhamento contínuo dos arquivos e eliminação dos espaços vazios.


Um cuidado a ser tomado é evitar que o gabinete sofra algum abalo, especialmente enquanto o computador estiver ligado. Também não se deve desligar o computador antes do sistema encerrar todas as funções, pois isso pode prejudicar o funcionamento do disco rígido.

Porque os Hard Disks são chamados de winchester?
Os primeiros discos rígidos tinham duas faces com capacidade de 30 megabytes cada uma e tempo de acesso de 30 milissegundos.

Por coincidência, os rifles Winchester também eram chamados dessa maneira, por possuírem calibre 30.30.

Alguém apelidou um hard disk de winchester e o apelido logo passou a ser usado internacionalmente. E,assim, a palavra Winchester por muito tempo, passou a ser muito usada para designar HDs de qualquer espécie.

_________________




Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://rafaellive.multiply.com
 
Hardware - Disco rígido ( Hard Disk, HD ou Winchester)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» disco rígido sobre uma rampa
» halliday vol.3 ed-8ª, Campo Elétrico, Disco carregado
» campo eletrico - disco carregado
» lançamento de disco
» Momento Linear no Disco de Hóquei

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Aprendizagem/Apostilas/Games/Tutoriais Culturais & Tudo de Informática :: SOLUÇÃO DIRETA :: HARDWARE-
Ir para: