Aprendizagem/Apostilas/Games/Tutoriais Culturais & Tudo de Informática

<<< TENHA ACESSO A TODO O CONTEUDO DO FORUM - BASTA SE REGISTRAR E LOGAR - DUVIDAS SÓMENTE AQUI! >>>
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Hardware - Gabinete ou Torre

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Rafaellive
Administrador
Administrador


Mensagens : 388
Data de inscrição : 20/01/2010
Idade : 121
Localização : Brasilia - D.F. - Brasil

MensagemAssunto: Hardware - Gabinete ou Torre   Ter 23 Fev 2010, 14:02

Hardware - Gabinete ou Torre

O microcomputador é um equipamento composto por gabinete e os dispositivos de entrada e saída. Pode-se destacar: principais: monitor, mouse, teclado; outros: impressora, scanner, etc ).

Gabinete (ou Torre)
O gabinete é uma caixa metálica ( ou com elementos de plástico ) horizontal ou vertical (nesse caso, também é chamado de torre), em que ficam todos os componentes do computador ( placas, HD, processador, etc ).

O gabinete possui locais de encaixe para as placas e uma unidade de fonte elétrica, que converte a corrente elétrica alternada em corrente contínua para alimentar todos os componentes. Assim, a fonte de alimentação elétrica deve ter uma potência adequada para a quantidade de periféricos que se pretende instalar no microcomputador. Quanto mais componentes se deseja instalar mais potência será necessária.

Portanto, a placa mãe, os drives, o disco rígido (HD) e o cooler, devem ser ligados à fonte. As placas conectadas nos slots da placa-mãe recebem energia por meio dela, de modo que dificilmente precisam de um alimentador exclusivo.

Para ajudar a dissipar o calor gerado pela fonte elétrica, o computador tem um ventilador acoplado, que joga o calor para fora pela parte de trás e pelos orifícios existentes no gabinete.

Dentro do gabinete são instaladas as placas, que são grupos de circuitos eletrônicos que servem para comandar o microcomputador e seus periféricos. As principais placas já vêm instaladas quando se compra o microcomputador, mas outras podem ser instaladas, para melhorar o desempenho, tais como placa aceleradora de vídeo ou placa de som.

Atualmente, o modelo padrão de gabinete é o ATX , pois o AT, apesar de ser ainda utilizado, foi descontinuado. É importante lembrar que o gabinete, a fonte e a placa-mãe precisam ser de um mesmo padrão, pois, se assim não for, acaba ficando praticamente impossível conectá-los.

Pode haver vários leds ("Light Emitting Diod" =diodo emissor de luz) no gabinete. São pequenos semicondutores que tem a capacidade de emitir luz visível, quandosubmetidos a uma corrente elétrica. São as"luzinhas" no gabinete do computador.

O número de baias, localizadas na parte frontal do gabinete, pode variar. E é nesses espaços que os drives de CD, DVD e outros são encaixados.

Externamente, na parte frontal, os gabinetes podem apresentar os seguintes botões e leds:
- Botão Reset
- Botão ou chave para ligar o computador ("Power")
- LED de "Power On"
- LED indicador de acesso ao disco rígido (indica que o disco rígido está sendo acessado)

Em gabinetes antigos pode-se ver também:
- Display digital para indicação de clock
- Botão Turbo
- LED indicador de modo turbo

Pode existir, tanto na parte frontal quanto na traseira do gabinete uma ou mais portas USB.

Porta USB
O objetivo do padrão PnP ("Plug and Play") foi capacitar um usuário inexperiente para instalar um novo periférico e usá-lo imediatamente, sem complicações.

O USB, "Universal Serial Bus" é um tipo de conexão entre computador e periféricos que surgiu em 1995, a partir de um consórcio de empresas: a "USB Implementers Forum", formada por companhias como Intel, Microsoft e Philips, com o objetivo de desenvolver uma tecnologia que facilitasse a vida do usuário. Em pouco tempo surgia o barramento USB, que pode ser usado para instalar qualquer dispositivo que use esse mesmo padrão.

O periférico USB tem fornecimento de energia elétrica feito pelo mesmo cabo usado para o tráfego de dados, isto é, dados e energia chegam ao pc pela mesma porta USB à qual o equipamento é conectado no PC.

A porta USB tem capacidade para detectar o dispositivo conectado automaticamente, evitando o uso de um tipo específico de conector para cada dispositivo. Assim, a instalação de mouse, teclado, impressora, scanner, câmera digital, por exemplo, tornou-se simples.

A interface USB também possibilita conectar e desconectar qualquer dispositivo USB com o computador ligado, sem que este sofra danos, sem haver a necessidade de reiniciá-lo para que o aparelho instalado possa ser usado. (Antigamente, existia até o risco de curtos-circuitos, se houvesse uma instalação com o equipamento ligado).

Uma característica importante do USB é que sua interface permite que o dispositivo conectado seja alimentado eletricamente pelo cabo de dados, ou seja, não é preciso ter um outro cabo para ligar o aparelho à tomada elétrica. Mas, isso só é possível com equipamentos que consomem pouca energia, já que a corrente não admite mais que 5 volts.

É importante frisar que os cabos USB devem ter até 5 metros de comprimento pois, acima disso, o aparelho pode não funcionar corretamente. Caso seja necessário instalar dispositivos em distâncias longas, é recomendável o uso de hubs USB a cada cinco metros.
affff

_________________




Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://rafaellive.multiply.com
 
Hardware - Gabinete ou Torre
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» A Arquelogia e a Torre de Babel
» A Torre Eiffel
» A diversidade de línguas é anterior à construção da torre de Babel.
» Altura de torre
» GABINETE PROFISSIONAL PARA MONTAGEM DE AMPLIFICADORES

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Aprendizagem/Apostilas/Games/Tutoriais Culturais & Tudo de Informática :: SOLUÇÃO DIRETA :: HARDWARE-
Ir para: