Aprendizagem/Apostilas/Games/Tutoriais Culturais & Tudo de Informática

<<< TENHA ACESSO A TODO O CONTEUDO DO FORUM - BASTA SE REGISTRAR E LOGAR - DUVIDAS SÓMENTE AQUI! >>>
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Recuperando Dados Apagados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Rafaellive
Administrador
Administrador


Mensagens : 388
Data de inscrição : 20/01/2010
Idade : 121
Localização : Brasilia - D.F. - Brasil

MensagemAssunto: Recuperando Dados Apagados   Qui 21 Jan 2010, 23:28

Recuperando Dados Apagados

Freqüentemente usuarios de computadores me perguntam: "É possível recuperar um arquivo apagado por engano?" ou "É possível recuperar dados de um disco rígido formatado?" ou ainda "Como recuperar uma partição apagada indevidamente?".

Recuperar arquivos ou mesmo discos formatados ou com sua partição apagada através do comando Fdisk é totalmente possível.

Quando apagamos um arquivo do disco, o sistema operacional não apaga fisicamente o arquivo do disco. Isto é, o sistema não "zera" os setores do disco que o arquivo ocupava.

Em nome da velocidade, quando você apaga um arquivo, o sistema operacional simplesmente troca a primeira letra do nome do arquivo pelo símbolo de sublinhado.

Quando visualizamos um diretório, o sistema ignora qualquer nome de arquivo que comece com sublinhado, não mostrando, portanto, os arquivos que foram "apagados".

Além disso, o sistema marca os setores que o arquivo ocupava como livre na FAT, que é a tabela onde está listada a área que cada arquivo ocupa no disco.

Assim, desde que nenhum outro arquivo tenha sido gravado na mesma área em que o arquivo apagado ocupava (o que faz com que os dados antigos sejam automaticamente apagados para que os novos dados sejam gravados), é possível recuperá-lo, simplesmente trocando o primeiro caractere do nome do arquivo de sublinhado para o seu caractere original, bem como re-marcar na FAT a área que o arquivo ocupa.

Há no mercado vários utilitários para a recuperação de arquivos apagados, sendo o mais famoso o Norton UnErase, parte integrante do Norton Utilities e do Norton System Works ([Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Da mesma forma que ocorre com arquivos, durante a formatação do disco rígido os setores do disco não são "zerados".

Mesmo comandos como o Format c:/u somente verificam se não há erros na superfície do disco, "zerando" somente a FAT. Isto é, para ganhar tempo, todos os comandos de formatação de disco do sistema operacional em vez de preencherem com zeros todos os setores do disco rígido durante a formatação simplesmente apagam a tabela que informa o espaço ocupado pelos arquivos.

Com isso, você pode recuperar todos os arquivos do disco rígido, mesmo tendo formatado o disco ou apagado a sua tabela de partição através do comando Fdisk.

Desde que, é claro, a área ocupada pelo arquivo (ou arquivos) que você deseja recuperar já não tenham sido sobrepostas por novos arquivos.

Para esse tipo de recuperação de dados você precisará de programas mais avançados, sendo os dois mais conhecidos o Lost & Found da PowerQuest ([Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e o Easy Recovery, da OnTrack ([Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] Para rodar esse tipo de programa você deverá instalar um outro disco rígido em sua máquina, que é onde os arquivos recuperados serão gravados.

Por isso, esse disco rígido terá de ter um espaço disponível pouco maior do que o espaço ocupado pelos arquivos que você deseja recuperar (por exemplo, se há 500 MB de arquivos a serem recuperados, você deverá ter um pouco mais do que isso disponível no disco rígido extra que será usado na recuperação).

_________________




Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://rafaellive.multiply.com
NVP_R.Lellis
Ocasional
Ocasional


Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/01/2010

MensagemAssunto: Re: Recuperando Dados Apagados   Sab 23 Jan 2010, 10:12

nice post Rafa....
Congrats!!!

A question....
Neste caso, terei de colocar outro HD correto??? Num PC normal, isso não seria problema, mas e num notebook??? como faço???
HD externo seria uma solução???

Vlw brother!!!
Fika na paz!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rafaellive
Administrador
Administrador


Mensagens : 388
Data de inscrição : 20/01/2010
Idade : 121
Localização : Brasilia - D.F. - Brasil

MensagemAssunto: Re: Recuperando Dados Apagados   Sab 23 Jan 2010, 16:36

E aeee lellis blz.Seja bem vindo!!!
Olha existem tb programas que fazem este tipo de recuperação sem necessidade de usar este procedimento que citei acima, como por exemplo o tune-up utilites, que já vem nele a opção File recovery & Destruction,que não necessita de outro HD, no caso do lap-top(notbook) na forma cita-da acima, vc precisaria de um HD externo ou outro dispositivo de armazenamento de dados alem do HD deste equipamento tipo HD Externo, caso não haja a possibilidade de acoplar um outro hd em seu equipamento pois mesmo em um Lap-top existe a possibilidade de se usar mais de um HD. Mas é mais pratico o externo.

Espero que tenha tirado a sua duvida.
FLWS!!!

_________________




Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://rafaellive.multiply.com
NVP_R.Lellis
Ocasional
Ocasional


Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/01/2010

MensagemAssunto: Re: Recuperando Dados Apagados   Dom 24 Jan 2010, 12:22

legalssss legalssss legalssss legalssss

Vlw brother!!!
Fika na paz!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Recuperando Dados Apagados   Hoje à(s) 11:30

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Recuperando Dados Apagados
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Conserto de Pendrive, recuperando dados de Pendrive
» Probabilidade - (jogo de dados)
» Probabilidade -Lançamento de Dados
» Dados - (faces opostas)
» Probabilidade - (jogo de dados)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Aprendizagem/Apostilas/Games/Tutoriais Culturais & Tudo de Informática :: SOLUÇÃO FUTURA :: SOFTWARE-
Ir para: