Aprendizagem/Apostilas/Games/Tutoriais Culturais & Tudo de Informática
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aprendizagem/Apostilas/Games/Tutoriais Culturais & Tudo de Informática

<<< TENHA ACESSO A TODO O CONTEUDO DO FORUM - BASTA SE REGISTRAR E LOGAR - DUVIDAS SÓMENTE AQUI! >>>
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Fazer Disquetes de Boot no Windows 2000 e XP

Ir para baixo 
AutorMensagem
Rafaellive
Administrador
Administrador
Rafaellive


Mensagens : 389
Data de inscrição : 20/01/2010
Idade : 128
Localização : Brasilia - D.F. - Brasil

Fazer Disquetes de Boot no Windows 2000 e XP Empty
MensagemAssunto: Fazer Disquetes de Boot no Windows 2000 e XP   Fazer Disquetes de Boot no Windows 2000 e XP Icon_minitimeQui 21 Jan 2010, 23:30

Para criar um disquete de inicialização no Windows 95, 98 ou ME, basta você ir no ícone Adicionar ou Remover Programas do Painel de Controle, selecionar a guia Disco de Inicialização e clicar na caixa Criar disco para criá-lo.

Esse disquete conterá todos os arquivos necessários para o reconhecimento da unidade de CD-ROM, permitindo que você instale o sistema operacional a partir de seu CD-ROM de instalação em um micro onde o disco rígido esteja "zerado".

Se você precisar de apenas um disquete para dar boot sem a necessidade de reconhecimento da unidade de CD-ROM, você pode simplesmente usar o comando Format a:/s.

Acontece que no Windows 2000 e no Windows XP essa opção simplesmente não existe e a chave /s não é válida para o comando Format. Com isso, resta a dúvida: como criar um disquete de boot nesses sistemas operacionais que reconheça a unidade de CD-ROM?

Você até pode usar um disquete de inicialização do Windows 9x ou ME, mas se o disco rígido estiver formatado no sistema NTFS, ele não será reconhecido.

Para criar um disquete de inicialização no Windows 2000, você deverá executar o comando Makeboot.exe que está presente no diretório Bootdisk do CD de instalação do sistema operacional.

Basta executá-lo através do comando d:bootdiskmakeboot a: que ele irá criar um conjunto de quatro disquetes de inicialização, que fará o boot completo desse sistema operacional através dos disquetes (obviamente você deve alterar a letra d: para a letra correta da sua unidade de CD-ROM).

Essa opção é muito útil para você instalar o Windows 2000 em uma máquina onde por algum motivo você não esteja conseguindo dar boot pelo CD-ROM do sistema operacional (a instalação do Windows 2000 e do XP é feita dando-se boot pelo CD-ROM do sistema).

O mais legal é que esse comando roda também no Windows 9x e ME, assim você poderá criar esses disquetes a partir de qualquer máquina, não precisa ser uma máquina que tenha o Windows 2000 instalado.

Já no caso do Windows XP, será necessário baixar do site da Microsoft um utilitário que cria o disquete de inicialização.

Existem duas versões desse utilitário, uma para a versão Home e outra para a versão Professional.

Esse utilitário gerará seis disquetes para que você consiga dar o boot no sistema operacional através de disquetes.

O boot é dado em interface gráfica (e não em modo texto, como é o caso do disquete do Windows 9x/ME) e por isso que são necessários vários discos. Esse utilitário você pode baixar em:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Outra opção para instalar o Windows XP em uma máquina onde você não esteja conseguindo dar o boot pelo CD-ROM do sistema operacional é dar o boot através do disquete de inicialização do Windows 9x/ME e rodar o comando d:i386winnt.exe, presente no CD-ROM do sistema operacional.

Então você deve trocar a letra d: pela letra correta da unidade de CD-ROM da sua máquina.

FONTE: Clube do Hardware
Ir para o topo Ir para baixo
http://rafaellive.multiply.com
 
Fazer Disquetes de Boot no Windows 2000 e XP
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como fazer um CD de boot (Bootavel)
» PARA ACABAR COM OS TRAVAMENTOS E A INSTABILIDADE DO SEU WINDOWS
» Windows 10 intera 1 ano!
» Menu Iniciar no Windows 8 !!!
» Para ACABAR COM OS TRAVAMENTOS e a Instabilidade do seu WINDOWS

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Aprendizagem/Apostilas/Games/Tutoriais Culturais & Tudo de Informática :: SOLUÇÃO DIRETA :: SOFTWARE-
Ir para: